Desenvolvimento curricular da disciplina de sistemas digitais e arquitectura de computadores do 12º ano através da construção de um mapa conceptual
Os mapas conceptuais podem-nos ajudar a organizar o conjunto global das relações conceptuais e proposicionais que queremos apresentar, (Novak & Gowin, 1995).
Os mapas conceptuais decorrem naturalmente da teoria de aprendizagem de David Ausubel, psicólogo educacional da linha cognitivista/construtivista que destaca a aquisição de conceitos claros, estáveis e diferenciados como factor preponderante na aprendizagem (Magalhães & Rio, Mapas conceptuais Online).
Utilizando como recurso os mapas conceptuais e aplicando os conceitos da teoria da aprendizagem expansiva (Engestrom, Y.(1987) planeei o desenvolvimento da disciplina de Sistemas Digitais e Arquitectura de computadores do 12º ano. A teoria da aprendizagem expansiva encara a aprendizagem de uma forma diferente da perspectiva tradicional, em que o conteúdo e o resultado da aprendizagem não são apenas conhecimento mas novas formas de realizar actividades e materiais, desenvolvidos por alunos, professores e directamente relacionados com problemas reais. Também considera que a aprendizagem é conduzida pelas necessidades da prática humana, manifestada através de contradições, nas análises criticas, etc. Considera que a aprendizagem evolui em torno de ciclos complexos de acções durante as quais são criados novos objectos, abrindo nova perspectiva aos participantes. E esta teoria conduz também à utilização de novas ferramentas, regras e interligação das várias estruturas organizacionais.
Assim na criação deste meu novo cenário de aprendizagem considerei seis bases de concretização: Motivação; pré-requisitos; aquisição e formalização dos conhecimentos; aplicação dos conhecimentos, actividades globais e análise.
Cada uma destas fases têm os seus objectivos específicos no entanto considero a sua interligação funcional de forma a promover a melhoria de todo o processo através de uma melhor clareza e estabilização dos conceitos abordados.
Os mapas conceptuais podem-nos ajudar a organizar o conjunto global das relações conceptuais e proposicionais que queremos apresentar, (Novak & Gowin, 1995).
Os mapas conceptuais decorrem naturalmente da teoria de aprendizagem de David Ausubel, psicólogo educacional da linha cognitivista/construtivista que destaca a aquisição de conceitos claros, estáveis e diferenciados como factor preponderante na aprendizagem (Magalhães & Rio, Mapas conceptuais Online).
Utilizando como recurso os mapas conceptuais e aplicando os conceitos da teoria da aprendizagem expansiva (Engestrom, Y.(1987) planeei o desenvolvimento da disciplina de Sistemas Digitais e Arquitectura de computadores do 12º ano. A teoria da aprendizagem expansiva encara a aprendizagem de uma forma diferente da perspectiva tradicional, em que o conteúdo e o resultado da aprendizagem não são apenas conhecimento mas novas formas de realizar actividades e materiais, desenvolvidos por alunos, professores e directamente relacionados com problemas reais. Também considera que a aprendizagem é conduzida pelas necessidades da prática humana, manifestada através de contradições, nas análises criticas, etc. Considera que a aprendizagem evolui em torno de ciclos complexos de acções durante as quais são criados novos objectos, abrindo nova perspectiva aos participantes. E esta teoria conduz também à utilização de novas ferramentas, regras e interligação das várias estruturas organizacionais.
Assim na criação deste meu novo cenário de aprendizagem considerei seis bases de concretização: Motivação; pré-requisitos; aquisição e formalização dos conhecimentos; aplicação dos conhecimentos, actividades globais e análise.
Cada uma destas fases têm os seus objectivos específicos no entanto considero a sua interligação funcional de forma a promover a melhoria de todo o processo através de uma melhor clareza e estabilização dos conceitos abordados.
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